"Nós basicamente vamos pro estúdio, totalmente frios e tentamos sair no fim do dia com outra música, e até então deu muito certo", disse Whitford. "Tem sido ótimo trabalhar na casa do Marti. A casa dele toda é basicamente voltada para se fazer música enTão é o que estamos fazendo o dia inteiro."
Sobre uma possível data de lançamento para o novo álbum do AEROSMITH, Whitford disse, "Muita coisa vai depender do quanto conseguirmos fazer essa semana e quando pudermos nos reunir para finalizar. Esperamos escutar o álbum ainda esse ano".
Sobre o tópico acerca da presença de Steven Tyler no "American Idol" como jurado para a décima temporada e sobre como isso vai afetar o AEROSMITH, Whitford disse, "Acho que ele é uma ótima escolha(para o 'Idol'). Eu sempre lhe disse que ele deveria ser comediante de stand up porque ele é um dos caras mais engraçados que já conheci na vida. Acho que as pessoas vão ver isso enquanto vão conhecendo-o melhor. Ele e a J. Lo trarão muita autenticidade ao que fazem. E isso vai se expandir para nosso público, certamente. As pessoas que nunca pensariam em ver o AEROSMITH podem mudar de idéia depois de vê-lo na TV."
Apesar de um recente artigo do New York Post indicar que o AEROSMITH estava "incapacitado de trabalhar" em virtude da presença de Tyler no "American Idol", a advogada de Tyler, Dina LaPolt, respondeu, "O contrato do Sr. Tyler com o 'American Idol' foi especificamente negociado de modo a concatenar com sua agenda de turnê e gravação no AEROSMITH."
O novo álbum será o primeiro trabalho de estúdio do AEROSMITH desde "Honkin' On Bobo" de 2004 e a primeira obra contendo somente faixas inéditas desde "Just Push Play" de 2001.